quinta-feira, 13 de setembro de 2007

McLarem é punida

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), decidiu nesta quinta-feira afastar a McLaren do Mundial de Construtores desta temporada, em que liderava a competição com 166 pontos, contra 143 da Ferrari. Além disso, a equipe foi multada em U$ 100 milhões de dólares.
A decisão do Conselho Mundial da entidade está baseada na análise do caso de espionagem envolvendo a McLaren e a Ferrari. A equipe inglesa ainda pode entrar com recurso sobre a decisão.
Especulava-se que a punição seria a perda de no máximo 20 pontos dos pilotos Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que acabaram saindo ilesos do episódio. O risco sobre a exclusão existia, mas era minimizado pelos dirigentes da equipe.

A FIA abriu no início de julho uma investigação para apurar denúncia de que Mike Coughlan, ex-diretor de projeto da McLaren/Mercedes, tinha recebido documentação secreta do ex-engenheiro da Ferrari Nigel Stepney. A FIA realizou a audiência desta quinta porque informou ter recebido uma "nova prova" no caso.
Segundo a investigação, Stepney entregou a Coughlan informação confidencial sobre o carro da escuderia italiana para 2007, o F2007. Além disso, ele teria avisado que a Ferrari utilizaria no GP da Austrália, primeira prova do ano, um componente proibido pelo regulamento, o fundo plano móvel.

Nenhum comentário:

www.josuelange.blogspot.com